sábado, 11 de agosto de 2018

Eletrônica Analógica Introdução


Iniciamos nossa viagem no mundo da eletrônica analógica por uma breve introdução sobre átomo e sobre os tipos de materiais. Esse estudo será de fundamental importância para um bom entendimento do funcionamento dos dispositivos eletrônicos, tais como, diodo, transistor e etc.

O que é o átomo?


Segundo o modelo de Bohr, o átomo é formado por um núcleo orbitado por elétrons, semelhante a um sistema planetário. O núcleo é constituído por dois tipos de partículas, prótons (cargas positivas) e neutros (não possuem carga). Os elétrons são cargas negativas.

Todos os átomos possuem um número igual de prótons e elétrons, dessa forma, gerando um equilíbrio elétrico. Cada átomo possui certa quantidade de prótons em seu núcleo, por exemplo: o cobre possui 29 prótons, consequentemente, possui 29 elétrons em sua orbita,  já o silício possui 14 prótons.

O número atômico representa número de prótons que um átomo possui em seu núcleo, de acordo com esse número, os átomos são organizados na tabela periódica.

O que é o elétron?


Elétrons são partículas de carga negativa que orbitam o núcleo do átomo, quanto maior a distancia entre o núcleo e a orbita do elétron, maior será sua energia e menor será a ligação com o núcleo. Na eletrônica os elétrons de interesse são os elétrons de valência, que são os mais distantes do núcleo.

O que é um semicondutor?


Um semicondutor é um tipo de material que apresenta uma condutividade menor que a de um material condutor e maior que a de um material isolante. Dessa forma, um semicondutor não é nem um bom condutor, nem um bom isolante.

Nos condutores os elétrons na camada de valência apresentam uma ligação fraca com núcleo, dessa forma, podem facilmente sair dessa camada e se tornarem elétrons livres. Nos isolantes os elétrons na camada de valência estão fortemente ligados ao núcleo.

Materiais tipo N e tipo P


São materiais criados a partir de um processo de dopagem. Para o tipo N, a dopagem aumenta o número de elétrons na banda de condução de um semicondutor puro. Para o tipo P, a dopagem aumenta o número de lacunas de um semicondutor puro.

<< Sumário                                                                                                             Diodo Introdução  >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário